2008/05/23

Caminhada por Vale da Porca

Fotos de André Mogrão e Catarina Broco


Pela pequena aldeia de Vale da Porca percorremos caminhos longínquos e casas até encontrarmos os corações dos velhinhos da aldeia. Interrogámos muitos deles sobre sítios que poderíamos visitar.

Durante a recolha de informações fomos observando o que havia em volta, um tanque de 1936 e a Capela de Nossa Senhora do Rosário.

Contaram-nos histórias antigas, aquelas que passam de geração para geração. Vale da Porca foi «Terra da Cal»; havia fornos para cozer a cal que era transportada para outras terras através do comboio e utilizada na construção.

Pelos caminhos da aldeia fizemos amigos. A Dª Elisa, uma senhora simpática que nos acompanhou pela aldeia e a Dª Maria Angélica que nos deu a honra de nos guiar e mostrar a Capela de Nossa Senhora do Rosário, na qual se encontra uma imagem de Santa Barbara esculpida, à navalha, por um pastor. Nesta Capela podemos , também, encontrar uma imagem da Nossa Senhora do Rosário e o seu manto com mais de 300 anos, utilizado apenas em ocasiões especiais.

A Dª Maria Angélica ainda nos mostrou um livro com poesia sobre Vale da Porca, no qual descobrimos os padroeiros da aldeia São Vicente e São Paulo e alguns cantores famosos Tiago Lito e Roberto Real.

Depois disso fomos para o Parque de Merendas mas isso é uma história para contar depois.

André Mogrão, Carlos Costa, Catarina Gomes, Emanuel e João Pedro

2 comentários:

Anônimo disse...

Dia divertido!
Dia bem passado!
Dia com bons amigos!

Grupo da água:

André Mogrão
Carlos Costa
Catarina Gomes
Emanuel Do Nascimento
João Batista

Anônimo disse...

É verdade: o dia foi divertido, mas também foi proveitoso, como se percebe, pelas informações que retivestes! :)

Luísa